O Volta Redonda-RJ consagrou-se campeão da Série C do Campeonato Brasileiro ao vencer o Athletic-MG por 2 a 0 neste sábado (19), na Arena Sicredi, em São João del-Rei (MG). Com gols de PK e Bruno Santos, o Voltaço garantiu o título, que é o segundo nacional de sua história, após a conquista da Série D em 2016.
A equipe do Rio de Janeiro já havia vencido o primeiro jogo da final por 1 a 0, em casa, no estádio Raulino de Oliveira. Em 2025, o Volta Redonda retornará à Série B, competição que não disputa desde 1998.
Já o Athletic, apesar de ter ficado com o vice-campeonato, fez uma campanha brilhante e conseguiu o inédito acesso à Série B, uma grande realização em seus 115 anos de história. A torcida do clube mineiro, que compareceu em peso à Arena Sicredi, terá agora a chance de acompanhar o time no segundo maior campeonato do futebol brasileiro.
O JOGO
O jogo começou movimentado, e o Athletic-MG quase saiu na frente logo aos quatro minutos. Yuri fez um cruzamento perigoso para a pequena área, mas Denílson, com o gol praticamente aberto, não conseguiu finalizar.
Essa oportunidade desperdiçada acabou custando caro, pois, aos 26 minutos, o Volta Redonda abriu o placar. Em uma bela jogada individual de MV pela linha de fundo, ele tocou para PK, que, livre na área, marcou o primeiro gol da partida.
A equipe carioca quase ampliou dois minutos depois, em uma jogada similar. MV, novamente perigoso, teve a chance de finalizar da entrada da área, mas acabou chutando para fora, mantendo o placar em 1 a 0 naquele momento.
No segundo tempo, o Athletic-MG voltou com tudo, pressionando em busca do empate. Aos sete minutos, um cruzamento de Paul Villero levou perigo, encontrando dois jogadores do Athletic na área, mas nenhum conseguiu desviar a bola para o gol. Pouco depois, David Braga esteve muito perto de marcar, mas sua finalização dentro da área explodiu no travessão, frustrando a torcida local.
No entanto, no auge da pressão mineira, veio o golpe inesperado: o volante Geovane, camisa 8 do Athletic, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, comprometendo a reação da equipe justamente no seu melhor momento na partida.
Aproveitando a vantagem numérica, o Volta Redonda explorou os contra-ataques. Aos 18 minutos, em uma jogada rápida, o time avançou com três jogadores, trocando passes até que a bola chegasse a Douglas Skilo. Ele finalizou, mas parou no goleiro Jefferson, que fez uma boa defesa para o Athletic-MG.
O Voltaço selou o título aos 26 minutos. Robinho fez um grande lance pela linha de fundo e cruzou na medida para Bruno Santos, que subiu para cabecear e marcar o segundo gol, garantindo a vitória e o título da Série C.
A situação do Athletic ficou ainda mais complicada aos 38 minutos, quando Paul Villero foi expulso por agredir Sanchez, deixando os mineiros com nove jogadores em campo e sem chances de reação.
Mín. 15° Máx. 29°