Corinthians, Santos, Atlético-MG e Bahia. Esses são alguns dos gigantes confirmados para um dos maiores torneios sub-17 do Brasil, agendado para dezembro, no Distrito Federal. Após o sucesso da primeira edição, que sagrou o Goiás como campeão a Copa Capital de Futebol Sub-17, a competição cresceu e, agora, é Super Copa Capital. A disputa ocorre de 1º a 12 de dezembro e aumentou de oito para 16 clubes neste ano.
O Distrito Federal vai contar com três representantes , o Capital SAF, o Canaã e o campeão do Candango Sub-17. O atual campeão Goiás também confirmou presença em busca do bi. Vale destacar também Vitória (BA), Atlético-GO, Ferroviária de Araraquara (SP) e Athletico Paranaense. Completam a disputa os acreanos do Galvez, os mineiros do Coimbra e os goianos do Vila Nova.
“Durante a edição do ano passado, vários dirigentes nos procuraram para assegurar vaga neste ano”, destaca o organizador do torneio, Godofredo Gonçalves. “Trata-se de uma competição com vários pontos positivos, como fortalecer o futebol de base e descobrir novos talentos, tornar o DF um polo de eventos para essa categoria e trazer o torcedor para o estádio, uma vez que seu time de coração ou uma agremiação tradicional está na disputa”, complementa o dirigente.
No ano passado, a Super Copa Capital contou com 15 jogos. Não ocorreu qualquer intercorrência, seja pela variação climática dos últimos dias ou por logística. “Não teria como o saldo ter sido mais positivo”, destacou Godofredo Gonçalves. “Foi uma grande vitrine para o futebol nacional, uma vez que recebemos observadores técnicos de equipes como Flamengo, Athletico-PR e São Paulo, por exemplo”, completou.
Promovido pelo Capital, com a chancela da Secretaria de Esporte e Lazer e apoio da Federação de Futebol do DF, o torneio garantiu todos os custos de hospedagem, locomoção e alimentação dos atletas, bem como as taxas do campeonato, cabendo aos clubes somente o deslocamento para o Distrito Federal.
O secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, destacou a importância de apoiar eventos voltados ao esporte de base na capital federal. "A realização deste torneio no Distrito Federal reafirma nosso compromisso em fomentar o esporte de base e criar oportunidades para jovens talentos de todo o Brasil. Ao oferecer o apoio necessário para uma infraestrutura adequada, buscamos promover o desenvolvimento dos atletas e fortalecer o futebol em nossa região", ressaltou.
Destaque contratado
Após o fim do Goiano Sub-20, o Goiás garantiu a permanência do artilheiro da competição. Willie que estava emprestado pelo Grêmio Prudente, agora fica em definitivo após a equipe esmeraldina ativar a cláusula de compra. O atacante agora assina até dezembro de 2026.
Natural de Rio Pomba (MG), o atacante chegou ao Goiás após se destacar no Grêmio Prudente, sendo um dos destaques no Paulista Sub-17, onde marcou treze gols em dezenove jogos. No clube paulista ainda atuou no time principal, antes de chegar ao time esmeraldino ainda no final de 2023.
O atacante então foi inscrito na Copa Capital Sub-17, onde se destacou e se juntando ao clube para as disputas do Goiano e Brasileiro, ambos na categoria Sub-20. Apesar da eliminação nas quartas de final, Willie se tornou o artilheiro da competição, tendo marcado seis gols em nove jogos disputados.
Mín. 22° Máx. 36°