Grêmio Valparaíso foi até a lendária terra e fez história, com a campanha invicta conquistou a 3ª Copa Nacional de Futebol Infanto Juvenil. A competição foi realizada entre os dias 13 a 19 de julho.
Em uma partida dominante, a vitória foi no placar mínimo de 1 a 0, com gol de Gabriel Pae, consagrando campeão da competição.
Canarinho do Cerrado na primeira fase conquistou duas vitórias e um empate, classificando em 1° lugar do grupo C com 7 pontos, para quartas de final.
Na estreia, o Canarinho venceu de virada, goleando os donos da casa a equipe Arena JK por 7 a 1. Destacamos o volante Rubens Souza, que marcou dois gols e com três assistências, participando de cinco dos 7 gols marcados na partida.
Já na segunda rodada, Canarinho do Cerrado teve uma partida bastante equilibrada empatando contra Castelo/TO, pelo placar 2 a 2.
Na última rodada, o duelo foi contra CFA Palmas/TO, pelo placar 3 a 1. Com a vitória levou o Canarinho à 1° colocação e garantiu a classificação para segunda fase.
Nas quartas de final o duelo foi novamente contra o Castelo/TO, dessa vez Canarinho do Cerrado levou a melhor vencendo por 2 a 0. Na semifinal enfrentou o Águia Dourada/DF, mais uma vitória eletrizante por 3 a 1.
Classificado para a grande final, a partida foi realizada na tarde de sexta-feira (19), no estádio Dr. Amintas de Freitas. Canarinho do Cerrado duelou contra a equipe paraense a Liga Esportiva de Rendeção/PA e venceu por 1 a 0.
O gol da vitória foi marcado por Gabriel Pae, que foi o nome do jogo, com sua marcação forte e habilidade, recebeu assistência de Enzo, em seguida o centroavante invadiu a área driblou o marcador e chutou com pé direito, balançando as redes, marcando o gol que concretizou o título para os valparaisenses.
Além do título, Gabriel Pae foi o artilheiro da competição com oito gols marcados e levou o troféu de melhor artilheiro.
"Estamos em um processo de formação da equipe para o Campeonato Candango sub-17, importante demais se preparar ganhando, mas sem fechar os olhos ao que temos que evoluir, toda a conquista é importante, além de todas as adversidades que enfrentamos nessa competição. Foi muito produtivo para nós, conseguimos nos adaptar diante de algumas situações que foram favoráveis e não favoráveis também, tenho certeza que crescemos como grupo e ficamos mais fortes. Agora temos mais uma competição como preparatório em busca de mais evolução".
Confira a trajetória do Canarinho do Cerrado:
Fase de Grupo
1° jogo - Grêmio Valparaíso 3 x 1 CFA Palmas/TO
2° jogo - Grêmio Valparaíso 7 x 1 Arena JK
3° jogo - Grêmio Valparaíso 2 x 2 Castelo/TO
Quartas de final
Grêmio Valparaíso 2 x 0 Castelo/TO
Semifinal
Grêmio Valparaíso 3 x 1 Águia Dourada/DF
Final
Grêmio Valparaíso 1 x 0 Liga Esportiva Redenção/PA
Mín. 22° Máx. 36°