Neste sábado (20), Flamengo e Criciúma se enfrentaram pela 18ª rodada do Brasileirão Série A, no estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF. Com um pênalti polêmico marcado no fim do jogo, o Flamengo venceu de virada o Criciúma por 2 a 1. Rodrigo abriu o placar para o Tigrão ainda no primeiro tempo. Pedro perdeu um pênalti, mas se redimiu ao marcar o gol do empate, e Gabigol, ovacionado pela torcida, fez o gol da virada aos 43 minutos, convertendo um pênalti que deu o que falar na Capital Federal.
Com o resultado, o Flamengo chegou a 34 pontos e subiu para a segunda colocação, ainda dependendo do resultado entre Palmeiras e Cruzeiro, que jogam neste sábado às 21h (de Brasília). O Criciúma continuou com 17 pontos e poderá entrar na zona de rebaixamento dependendo dos resultados deste domingo.
PRIMEIRO TEMPO
O Criciúma não se intimidou com a diferença na tabela de classificação e jogou melhor que o Flamengo no primeiro tempo. O time criou muito perigo nas jogadas de bola parada e aproveitou uma delas, com Rodrigo, que abriu o placar aos 34 minutos, finalizando duas vezes dentro da área para marcar o gol. O Flamengo não conseguiu criar boas oportunidades e viu o Criciúma controlar as ações mesmo com menos posse de bola. Antes do gol, o Rubro-Negro teve duas chances de sair na frente. Uma delas foi com Pedro, que recebeu na entrada da área, mas pegou embaixo da bola e isolou. Depois, aos 22 minutos, Pedro recebeu de De la Cruz e finalizou com perigo, obrigando Gustavo a fazer a defesa. O árbitro marcou falta do atacante do Flamengo após a colaboração do assistente.
SEGUNDO TEMPO
O Flamengo voltou melhor para o segundo tempo, mas a defesa do Tigrão estava segurando todas as investidas até os 15 minutos. Arrascaeta foi derrubado dentro da área após deixar dois marcadores para trás. O lance foi revisado pelo VAR e o pênalti foi confirmado. Na cobrança, Pedro chutou fraco no canto esquerdo do goleiro Gustavo, que defendeu. Ainda na sequência do lance, após a cobrança de escanteio, Pulgar cabeceou no travessão. Rodrigo afastou a bola da cabeça de Léo Pereira, tirando o perigo. Com o apoio da torcida e pressionando o Criciúma, o Flamengo conseguiu empatar. Aos 30 minutos, Viña deu um ótimo passe para Arrascaeta, que tocou para Pedro finalizar de primeira e empatar o jogo no Mané Garrincha, que balançou com a presença de 60 mil torcedores.
O jogo esquentou, e os jogadores do Flamengo lutavam por cada bola. Um lance inusitado vindo da arquibancada chamou a atenção. Durante um ataque do Flamengo, um torcedor rubro-negro jogou uma bola para dentro do campo, que ficou parada na grande área enquanto Cebolinha estava no ataque. Barreto chutou a segunda bola na que estava com o atacante do Flamengo e o juiz, sem hesitar, marcou a infração, concedendo um pênalti. Gabigol, muito ovacionado desde o início da partida, foi para a cobrança e chutou com precisão, acertando a rede e garantindo a vitória emocionante para o Rubro-Negro.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2X1CRICIÚMA
Campeonato Brasileiro Série A 2024 – 18ª Rodada – Data: Sábado, 20 de Julho – Horário: 16h00 – Local: Arena Mané Garrincha, Brasília-DF
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
Árbitro Assistente 1 Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA)(CE)
Árbitro Assistente 2: Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
Quarto Árbitro : Marcello Ruda Neves Ramos da Costa (DF)
Assessor: Jose Mocellin (RS)
Árbitro de Vídeo: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-FIFA) (RN)
AVAR: Ciro Chaban Junqueira (DF)
Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Vinicius Gomes do Amaral (MG)
Observador de VAR: Raimundo Nonato Lopo de Abreu (DF)
FLAMENGO
Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz(Léo Pereira) e Ayrton Lucas(Viña); Pulgar(Luiz Araújo), De la Cruz, Arrascaeta e Gerson(Gabigol); Cebolinha e Pedro.
Técnico: Tite
Gols: Pedro (30'2°T), Gabigol (43'2°T)
Cartões Amarelos: David Luiz, Cebolinha, Viña, Gabigol
CRICIÚMA
Gustavo; Claudinho(Jonathan), Rodrigo, Wilker Ángel e Trauco(Tobias Figueiredo); Barreto, Newton, Allano(Ronald), Fellipe Mateus e Hermes(Arthur Caíke)(Filipe Vizeu).
Técnico: Cláudio Tencati
Gols: Rodrigo (34'1°T)
Cartões Amarelos: Claudinho, Rodrigo, Barreto, Fellipe Mateus, Arthur Caíque, Eder
Mín. 22° Máx. 36°