O Vila Nova venceu o Atlético-GO por 1 a 0 no clássico goiano disputado neste sábado (28), no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), em Goiânia, pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória foi marcado por Bruno Xavier, aos 38 minutos do segundo tempo, e colocou fim à sequência de seis partidas sem vitória do Tigre na temporada.
Com o resultado, o Vila Nova chegou aos 19 pontos e ultrapassou justamente o rival Atlético-GO, que permaneceu com 18. A equipe colorada agora ocupa a 11ª posição na tabela, enquanto o Dragão aparece em 12º.
O clássico foi decidido em uma jogada que começou no banco de reservas. Em contra-ataque puxado no final da partida, Dodô lançou com um passe de cavadinha para Junior Todinho, que achou Bruno Xavier livre na área. O meia só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol e decretar o triunfo colorado.
“Essa vitória representa muito para o grupo. Estávamos numa sequência ruim, mas nunca deixamos de acreditar. Entramos ligados e conseguimos fazer o que o professor pediu”, comemorou Bruno Xavier, que saiu do banco para ser o herói da partida.
O Vila Nova não vencia desde o dia 17 de maio, quando bateu o Athletico-PR por 2 a 1, ainda pela 8ª rodada da Série B. Desde então, acumulou seis derrotas consecutivas – cinco pelo campeonato e uma pela Copa do Brasil.
O primeiro tempo do confronto no OBA foi truncado, com poucas emoções. O Atlético-GO teve mais posse de bola e tentou propor o jogo, mas encontrou dificuldades para furar a marcação do Vila Nova. A melhor chance dos primeiros 45 minutos veio com Kauan, aos 21, que obrigou o goleiro Halls a fazer uma defesa segura.
Já o Vila Nova apresentou muita dificuldade na criação e não finalizou nenhuma vez em direção ao gol adversário durante a etapa inicial.
No segundo tempo, o Atlético-GO voltou mais agressivo e criou a melhor oportunidade da partida logo aos oito minutos. Federico Martínez cruzou, Marcelinho finalizou para uma grande defesa de Halls, e no rebote, Caio Dantas acertou o travessão.
As mudanças feitas pelos técnicos deixaram o jogo mais aberto. O Dragão continuou tendo mais volume ofensivo, mas cedeu espaços que o Vila Nova soube aproveitar. E foi assim que surgiu o gol da vitória.
Depois de sofrer o gol, o Atlético-GO não conseguiu esboçar uma reação convincente. A equipe de Jair Ventura pareceu sentir o golpe e viu o Vila Nova controlar a reta final da partida com mais segurança defensiva.
“Fizemos um bom jogo até o momento do gol. Criamos, pressionamos, mas não finalizamos bem. Isso faz a diferença. Vamos trabalhar para corrigir”, avaliou o treinador atleticano na entrevista pós-jogo.
A vitória no clássico não só tem peso simbólico por ser contra o maior rival, como também alivia a pressão sobre o técnico do Vila Nova, Luizinho Lopes, que vinha sendo questionado pela sequência negativa.
As duas equipes já têm seus próximos compromissos definidos pela 15ª rodada da Série B. O Atlético-GO entra em campo antes e encara o CRB na próxima terça-feira (2), no estádio Antônio Accioly, às 21h35.
Já o Vila Nova terá a semana cheia para treinar antes de enfrentar a Ferroviária, no domingo (6), às 16h, no estádio Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).
Com moral renovada após a vitória no clássico, o Tigre agora busca embalar na competição e se afastar de vez da parte de baixo da tabela.
Mín. 16° Máx. 29°