Foi com drama, emoção e muita persistência que o Goiatuba arrancou um empate heroico no apagar das luzes diante do Monte Azul, na tarde de sábado (24), pela sexta rodada do Grupo A7 da Série D do Campeonato Brasileiro. Jogando no Estádio Divino Garcia Rosa, em Goiatuba, a o Azulão do Sul empatou por 1 a 1 com os paulistas, com gol de pênalti convertido por João Lucas aos 53 minutos do segundo tempo.
O resultado mantém o Goiatuba na zona de classificação para a próxima fase, ocupando a quarta posição com oito pontos. Já o Monte Azul, que esteve a poucos segundos de comemorar sua primeira vitória na competição, segue na lanterna da chave com quatro pontos.
Mesmo fora de casa e com a pior campanha do grupo até então, o Monte Azul começou o jogo com atitude e quase marcou aos nove minutos, em cabeçada perigosa de Rian. A equipe visitante apostava nas jogadas do camisa 10 Wanderson, que foi o grande destaque da partida.
Aos 20 minutos, Wanderson fez bela jogada pela esquerda, tabelou com Brito e serviu Pedro, que bateu rasteiro e firme para abrir o placar: 1 a 0 Monte Azul. O gol trouxe confiança aos paulistas, que se fecharam bem e passaram a explorar os contra-ataques, enquanto o Goiatuba tentava se reorganizar.
O time goiano respondeu com investidas principalmente pelo lado esquerdo, com o veloz Júlio Vitor. Aos 28, ele passou por dois marcadores, mas finalizou por cima do gol. Apesar da pressão e do volume ofensivo, o time da casa não conseguiu empatar antes do intervalo.
Na volta do segundo tempo, o Goiatuba intensificou a busca pelo empate. A equipe dominou a posse de bola, jogou o Monte Azul para o próprio campo, mas esbarrou em erros na definição das jogadas e na boa postura defensiva dos visitantes.
O lateral esquerdo Frank se destacou com bons cruzamentos, e Calazans teve a melhor oportunidade da etapa final aos 28 minutos: após boa jogada coletiva, ele recebeu na área e acertou o travessão, para desespero da torcida presente.
O jogo caminhava para um desfecho amargo para o time da casa, até que, nos acréscimos, Johninha recebeu pela direita, cortou Keven e foi derrubado dentro da área. O árbitro assinalou o pênalti, e João Lucas cobrou com firmeza para empatar aos 53 minutos do segundo tempo.
Com o empate, o Goiatuba somou um ponto importante para se manter entre os quatro primeiros colocados do Grupo A7, posição que garante vaga na segunda fase da Série D. O time chegou aos oito pontos e mostra consistência jogando em casa, mesmo com algumas dificuldades ofensivas.
Já o Monte Azul segue sua luta para deixar a lanterna. Apesar da evolução em campo e do bom desempenho tático, a equipe ainda não sabe o que é vencer na competição. O sentimento de frustração ficou evidente após o apito final, mas a atuação foi um alento para os torcedores.
Na sétima rodada, o Goiatuba terá mais um desafio e dessa vez fora de casa. A equipe viaja até o Paraná para enfrentar o Cianorte no próximo sábado (31), às 15h. No mesmo dia e horário, o Monte Azul tenta a reabilitação diante do Uberlândia, jogando em seus domínios, no interior de São Paulo.
Com o campeonato entrando no segundo turno, cada ponto conquistado começa a fazer ainda mais diferença, e as próximas rodadas prometem manter a tensão alta na disputa pela classificação no Grupo A7.
Mín. 15° Máx. 29°