A Aparecidense está eliminada da Copa do Brasil 2025 após ser goleada por 4 a 1 pelo Fluminense, na noite desta quarta-feira (21), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília-DF. O resultado confirmou a classificação do Tricolor carioca para as oitavas de final, com um placar agregado de 5 a 1, já que havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 no Maracanã.
Apesar da eliminação, o Camaleão protagonizou um momento de emoção ao abrir o placar na primeira etapa, alimentando brevemente o sonho de uma virada histórica. Mas o time comandado por Lúcio Flávio não conseguiu segurar o ímpeto ofensivo dos cariocas, que viraram ainda no primeiro tempo e selaram a goleada na etapa complementar.
A Aparecidense entrou em campo com a missão de reverter a derrota sofrida no primeiro jogo, e surpreendeu ao abrir o placar aos 31 minutos do primeiro tempo. Em jogada aérea, Wellington Carvalho subiu bem e cabeceou com força. A bola ainda tocou na trave antes de morrer no fundo do gol de Fábio, goleiro do Fluminense.
O gol inflamou a equipe goiana, que cresceu em campo por alguns minutos e chegou a ensaiar uma pressão, mas a experiência e qualidade do elenco tricolor logo fizeram a diferença.
Antes do gol da Aparecidense, o Fluminense já demonstrava superioridade, com boa movimentação e posse de bola. Logo aos 7 minutos, o time carioca teve o primeiro escanteio da partida. Aos 14, Arias pressionou novamente e também conquistou um escanteio. No entanto, foi também Arias quem levou o primeiro cartão amarelo da partida, aos 23 minutos, por reclamação.
Em lance polêmico, o goleiro Matheus Alves derrubou um atacante do Fluminense dentro da área, mas após consulta ao VAR, o árbitro mandou o jogo seguir.
Aos 42 minutos, o Tricolor conseguiu o empate. Em bela troca de passes, Paulo Henrique Ganso encontrou Samuel Xavier dentro da área, que finalizou com precisão no canto esquerdo, sem chances para Matheus Alves. E já nos acréscimos, o Fluminense virou o placar. Em contra-ataque mortal, Everaldo foi letal e colocou 2 a 1 no placar antes do intervalo.
Mesmo em desvantagem, a Aparecidense voltou para o segundo tempo buscando o empate, mas faltava precisão. Em uma das poucas oportunidades claras, o atacante da equipe goiana finalizou por cima do gol, desperdiçando chance de ouro para empatar.
O Fluminense, por outro lado, seguiu com o controle da partida e não demorou para ampliar. Aos 13 minutos da segunda etapa, Kevin Serna aproveitou rebote do goleiro Matheus Alves e marcou o terceiro gol dos cariocas. O quarto veio aos 25 minutos, em belo chute de fora da área de Ganso, que acertou o ângulo e deu números finais ao confronto.
Apesar da goleada sofrida, a Aparecidense encerra sua participação na Copa do Brasil com dignidade. O clube de Aparecida de Goiânia mostrou força ao eliminar o Votuporanguense-SP na primeira fase, Cascavel-PR na segunda fase, e fez frente ao Fluminense por bons minutos do jogo de volta.
A experiência contra uma equipe tradicional como o Fluminense também servirá como aprendizado para o restante da temporada, principalmente na disputa da Série D do Campeonato Brasileiro, principal foco do Camaleão agora.
Com a eliminação na Copa do Brasil, a Aparecidense agora foca exclusivamente na Série D do Brasileirão. O time encara o Ceilândia na competição nacional, na sábado (24), às 16h30.
Já o Fluminense segue firme em busca do título da Copa do Brasil e aguarda o sorteio da CBF para conhecer o próximo adversário nas oitavas de final. Pelo Brasileirão terá o clássico contra o Vasco da Gama, no sábado (24), às 18h30.
Mín. 15° Máx. 29°