A Aparecidense venceu o Goiânia por 3 a 1 na tarde de sábado (17), no Estádio Anníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia, e manteve sua boa campanha na Série D do Campeonato Brasileiro. A vitória, válida pela 5ª rodada do Grupo A-5, foi construída com autoridade no clássico estadual. Com o resultado, o Camaleão chegou aos dez pontos e assumiu, ainda que de forma provisória, a liderança da chave.
Os gols da partida foram marcados por João Marcos, duas vezes, e Kaio Nunes. Jeremias descontou para o Galo Carijó nos acréscimos do segundo tempo. Enquanto a Aparecidense vive momento positivo, o Goiânia amarga seu quarto tropeço em cinco partidas e pode terminar a rodada na lanterna.
Vitória construída desde o início
Com apoio da torcida, a Aparecidense começou a partida em ritmo acelerado, pressionando o adversário e ocupando o campo de ataque. Logo aos 13 minutos, após cruzamento vindo do lado esquerdo, João Marcos subiu no segundo andar e cabeceou com precisão, abrindo o placar: 1 a 0 para o Camaleão.
Sem dar tempo para o Goiânia reagir, a equipe comandada pelo técnico Edson Silva ampliou a vantagem pouco depois. Aos 20 minutos, a jogada teve origem em uma cobrança de lateral pela direita. A bola foi alçada na área, passou pela zaga e sobrou para Kaio Nunes, que finalizou de primeira, no contrapé do goleiro William Arthur: 2 a 0.
O Goiânia até tentou sair mais para o jogo após o segundo gol sofrido, mas esbarrou nas próprias limitações técnicas e na boa organização defensiva da Aparecidense. A primeira etapa terminou com ampla superioridade da equipe mandante, que poderia, inclusive, ter ampliado com mais uma chegada de João Marcos, em chute perigoso de fora da área.
Camaleão administra e garante o resultado
Na volta para o segundo tempo, a Aparecidense adotou postura mais cautelosa, priorizando a posse de bola e explorando os espaços deixados pelo adversário. A equipe seguiu mais perigosa e criou algumas oportunidades, principalmente em jogadas pelas laterais.
Aos 40 minutos, João Marcos apareceu novamente, desta vez em cruzamento que parecia despretensioso, mas que enganou o goleiro e entrou direto: 3 a 0. O gol coroou a excelente atuação do camisa 11, que se consolidou como o nome do jogo.
Nos acréscimos, o Goiânia ainda conseguiu diminuir o prejuízo. Aos 47 minutos, Jeremias recebeu na entrada da área, bateu com desvio, e Matheus Alves não conseguiu segurar. Foi o gol de honra do Galo, que saiu de campo mais uma vez derrotado e sob vaias da própria torcida presente em Aparecida de Goiânia.
Situação na tabela e o que vem pela frente
Com a vitória, a Aparecidense chegou aos dez pontos e assumiu a liderança provisória do Grupo A-5 da Série D. Ceilândia e Luverdense, que ainda jogam na rodada, também têm dez pontos e podem ultrapassar o Camaleão. No entanto, independentemente dos resultados, a equipe goiana permanecerá no G-4 ao fim da rodada.
Já o Goiânia soma apenas três pontos em cinco partidas, ocupando a sexta colocação. O clube pode ser ultrapassado por Porto Velho e Goianésia, ambos também com três pontos, e terminar a rodada na última posição da chave, aprofundando ainda mais sua crise na competição.
Próximos compromissos
A Aparecidense agora vira a chave e volta suas atenções para a Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira (21), às 19h30, o time enfrenta o Fluminense no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelo jogo de volta da terceira fase. No primeiro confronto, no Maracanã, a equipe carioca venceu por 1 a 0.
Pela Série D, o Camaleão retorna a campo no próximo fim de semana, em duelo ainda a ser confirmado pela CBF. Já o Goiânia terá a chance de se reabilitar no sábado (24), às 16h, no Estádio Olímpico, contra o Mixto-MT, pela sexta rodada da competição nacional.
Falas dos protagonistas
Após a partida, o técnico da Aparecidense, Edson Silva, destacou a entrega e a disciplina tática de sua equipe:
“Tivemos um primeiro tempo muito eficiente. Conseguimos transformar as oportunidades em gols e depois administramos bem. Essa vitória mostra a força do nosso elenco”, declarou.
João Marcos, autor de dois gols, também comemorou a boa atuação:
“Feliz pelos gols e, mais ainda, pela vitória. O grupo está muito focado e vamos em busca dos nossos objetivos na temporada”, disse.
Pelo lado do Goiânia, o treinador Marcelo Siqueira admitiu a má fase:
“É um momento difícil, sem dúvidas. Estamos trabalhando para ajustar o time, mas os erros estão custando caro demais”, lamentou.
Mín. 15° Máx. 29°