A 11ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Goiano Sub-15 foi marcada por partidas emocionantes e muitos gols na tarde desta quarta-feira (15). Com os resultados, foram definidos os oito times classificados para as quartas de final: Goiás, Atlético Goianiense, Estrela, Vila Nova, Itaberaí, CEWG, Império e Ovel garantiram vaga na fase decisiva do torneio. Por outro lado, Independente de Rio Verde e Abadiânia terminaram na lanterna e foram rebaixados para a segunda divisão da categoria.
A rodada teve início com um duelo decisivo no estádio Virmondes Furtado Mendonça, em Hidrolândia, onde a Aparecidense derrotou o Ovel por 2 a 0. Apesar do revés, o Ovel assegurou a classificação graças ao desempenho nas rodadas anteriores e terminou na 8ª colocação, a última da zona de classificação.
No CT Vila do Tigre, o Vila Nova fez valer o mando de campo e venceu com autoridade o Independente de Rio Verde, garantindo a 4ª colocação. A equipe colorada foi dominante durante toda a partida e não deu chances ao adversário, que terminou na penúltima posição e acabou rebaixado.
Outro destaque da rodada foi o confronto entre CEWG e Estrela, realizado no CE Wilson Goiano, em Trindade. Em um jogo bastante equilibrado, o Estrela venceu por 3 a 2 e terminou a primeira fase na 3ª colocação. O CEWG, mesmo com a derrota em casa, também garantiu a classificação e ficou com a 6ª vaga.
Em Goianápolis, o Atlético Goianiense mostrou sua força ao aplicar uma goleada por 4 a 0 sobre o Bela Vista, no estádio Dorvalino Monteiro dos Reis. Com o resultado, o Dragão chegou aos 27 pontos e assegurou a vice-liderança na tabela. O Bela Vista, por sua vez, terminou na 9ª colocação e ficou fora do mata-mata.
Líder durante toda a competição, o Goiás sofreu sua primeira derrota no campeonato ao perder por 3 a 2 para o Itaberaí, em pleno CT Edmo Pinheiro, em Goiânia. Mesmo assim, o Esmeraldino manteve a primeira posição e avançou com folga. Já o Itaberaí, com a vitória, terminou na 5ª colocação e vai encarar o Estrela nas quartas de final.
No estádio Valdelino Bruno de Lima, em Abadiânia, o Império conquistou uma vitória tranquila por 3 a 0 sobre os donos da casa. Com o triunfo, o clube de Pires do Rio garantiu a 7ª colocação e segue vivo na luta pelo título. O Abadiânia, com mais uma derrota, ficou na última colocação e também foi rebaixado.
Quartas de final definidas - Partida de ida será na quinta-feira (22), às 16h.
Com o encerramento da primeira fase, os confrontos das quartas de final ficaram assim definidos:
Ovel (8º) x Goiás (1º) - CT Ovel, em São Joaquim.
Império (7º) x Atlético Goianiense (2º) - Edson Monteiro de Godoy, em Pires do Rio.
CEWG (6º) x Estrela (3º) - CE Wilson Goiano, em Trindade.
Itaberaí (5º) x Vila Nova (4º) - Rios das Pedras, em Itaberaí.
Quartas de final definidas - Partida de volta será na quinta-feira (29), às 16h.
Com o encerramento da primeira fase, os confrontos das quartas de final ficaram assim definidos:
Goiás (1º) x Ovel (8º) - CT Edmo Pinheiro, em Goiânia.
Atlético Goianiense (2º) x Império (7º) - Dorvalino Monteiro dos Reis, em Goianápolis.
Estrela (3º) x CEWG (6º) - Resenha Sport Center, em São Luís dos Montes Belos.
Vila Nova (4º) x Itaberaí (5º) - CT Vila do Tigre, em Goiânia.
Os jogos da próxima fase serão em sistema de ida e volta, com os times de melhor campanha decidindo em casa. A Federação Goiana de Futebol (FGF) divulgou oficialmente as datas e horários dos confrontos.
A campanha do Goiás, mesmo com a derrota na última rodada, impressionou ao longo da primeira fase. Foram nove vitórias, um empate e apenas uma derrota, com 36 gols marcados e 4 sofridos. Já o Atlético Goianiense também mostrou regularidade, com 27 pontos conquistados e saldo de 27 gols.
Rebaixamento e expectativa para 2025
Para Independente de Rio Verde e Abadiânia, a temporada de 2026 será na segunda divisão do Sub-15. As equipes tiveram campanhas muito abaixo do esperado e não conseguiram reagir a tempo de evitar a queda.
Por outro lado, os oito classificados chegam com boas campanhas e elencos promissores, prometendo partidas de alto nível nas fases mata-mata. O equilíbrio entre as equipes tem sido uma das marcas deste campeonato, com muitos jovens talentos se destacando ao longo da competição.
A próxima fase começa na semana seguinte, e a expectativa é de estádios cheios e torcidas empolgadas com o desempenho das categorias de base, que são o futuro do futebol goiano.
Mín. 15° Máx. 29°