A Conmebol realizou, na noite desta segunda-feira (17), em Luque, no Paraguai, o sorteio da fase de grupos da Libertadores 2025. O Brasil terá sete equipes na disputa: Botafogo, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Internacional, Fortaleza e Bahia. A competição começa no dia 2 de abril e segue até 28 de maio nesta etapa, com a grande final marcada para 29 de novembro, ainda sem local definido.
A fase de grupos reúne 32 times divididos em oito chaves, com os dois primeiros colocados de cada grupo avançando às oitavas de final. Confira como ficaram os grupos e os adversários dos clubes brasileiros:
O Botafogo, que volta à Libertadores após um longo jejum, terá uma chave equilibrada. O time carioca enfrenta o tradicional Estudiantes, tetracampeão do torneio, além da Universidad de Chile e do Carabobo, que corre por fora.
Sem brasileiros nesta chave, o River Plate surge como favorito, mas o Independiente del Valle, que tem feito boas campanhas internacionais, pode surpreender.
O Flamengo, tricampeão da Libertadores, tem um grupo aparentemente acessível, mas precisa ficar atento à LDU, campeã em 2008, que costuma ser forte jogando em Quito.
O São Paulo, tricampeão da competição, enfrentará um Libertad que costuma complicar para brasileiros, além do Talleres, que eliminou o próprio Tricolor em 2019, e o Alianza Lima, que busca melhorar sua performance recente no torneio.
O Fortaleza tem um grande desafio em um grupo com duas potências sul-americanas: o Racing, da Argentina, e o Colo-Colo, do Chile.
Este é o único grupo com dois times brasileiros. Internacional e Bahia terão que enfrentar Nacional, do Uruguai, e Atlético Nacional, da Colômbia, ambos com tradição na Libertadores.
Atual bicampeão, o Palmeiras terá como principal desafio a altitude de La Paz, onde enfrentará o Bolívar. Cerro Porteño e Sporting Cristal também prometem dar trabalho.
Grupo sem brasileiros, mas com três ex-campeões da Libertadores, o que deve gerar jogos equilibrados.
Ver essa foto no Instagram
A fase de grupos terá início no dia 2 de abril e se estenderá até 28 de maio, com seis rodadas no total. As equipes se enfrentam em partidas de ida e volta dentro de cada grupo, e os dois primeiros avançam para as oitavas de final.
A final, em jogo único, acontecerá em 29 de novembro, mas a Conmebol ainda não definiu o local. Esse modelo de decisão em jogo único foi adotado em 2019, e desde então, já teve finais disputadas em Lima (2019), Rio de Janeiro (2020), Montevidéu (2021), Guayaquil (2022) e Rio novamente (2023) e a última decisão em (2024) Estádio Monumental em Buenos Aires, Argentina.
O Brasil terá sete representantes na fase de grupos, e as expectativas são altas. Flamengo, Palmeiras e São Paulo chegam como favoritos, enquanto Internacional e Fortaleza tentam consolidar suas campanhas. Bahia e Botafogo, que retornam ao torneio, buscam surpreender.
Com confrontos equilibrados e desafios fora de casa, os clubes brasileiros terão que lidar com altitude, estádios lotados e adversários tradicionais. A Libertadores 2025 promete fortes emoções desde a fase de grupos.
Mín. 19° Máx. 31°