A Copa Sul-Americana 2025 já tem seus grupos definidos. Em sorteio realizado pela Conmebol nesta segunda-feira (17), foram formadas as oito chaves que vão guiar o início da competição. O Brasil será representado por sete clubes: Atlético-MG, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Grêmio, Vasco e Vitória.
A fase de grupos terá início no dia 2 de abril e seguirá até 28 de maio. Cada equipe disputará seis jogos nesta fase, sendo três como mandante e três como visitante. Os primeiros colocados de cada grupo avançam diretamente às oitavas de final. Já os times que terminarem em segundo lugar terão que disputar um mata-mata contra os terceiros colocados dos grupos da Libertadores para tentar seguir no torneio.
Os clubes brasileiros tiveram sorte variada no sorteio. O Atlético-MG, cabeça de chave do Grupo H, enfrentará Caracas (Venezuela), Cienciano (Peru) e Deportes Iquique (Chile). O Vasco caiu no Grupo G ao lado de Lanús (Argentina), Puerto Cabello (Venezuela) e Melgar (Peru). Já o Fluminense, que estará no Grupo F, terá como adversários Unión Española (Chile), Once Caldas (Colômbia) e GV San José (Bolívia).
O Grêmio, por sua vez, encabeça o Grupo D e medirá forças com Godoy Cruz (Argentina), Sportivo Luqueño (Paraguai) e Atlético Grau (Peru). No Grupo C, o Corinthians enfrentará América de Cali (Colômbia), Huracán (Argentina) e Racing (Uruguai). O Cruzeiro, que caiu no Grupo E, jogará contra Palestino (Chile), Unión (Argentina) e Mushuc Runa (Equador). Por fim, o Vitória, único nordestino na competição, terá pela frente Defensa y Justicia (Argentina), Universidad Católica (Equador) e Cerro Largo (Uruguai), no Grupo B.
Ver essa foto no Instagram
O formato da Sul-Americana mantém a regra que impede confrontos entre equipes do mesmo país na fase de grupos. Com isso, as equipes brasileiras só poderão se enfrentar a partir das oitavas de final.
Os playoffs entre os segundos colocados da Sul-Americana e os terceiros da Libertadores serão realizados entre 16 e 23 de julho. Quem vencer essa fase segue para as oitavas de final, marcadas para os dias 13 e 20 de agosto.
As quartas de final serão disputadas em 17 e 24 de setembro, enquanto as semifinais ocorrem nos dias 22 e 29 de outubro. A grande final da Copa Sul-Americana está marcada para o dia 22 de novembro, em sede ainda a ser definida pela Conmebol.
Grupo A: Independiente (Argentina), Guaraní (Paraguai), Nacional Potosí (Bolívia) e Boston River (Uruguai).
Grupo B: Defensa y Justicia (Argentina), Universidad Católica (Equador), Cerro Largo (Uruguai) e Vitória (Brasil).
Grupo C: América de Cali (Colômbia), Huracán (Argentina), Racing (Uruguai) e Corinthians (Brasil).
Grupo D: Grêmio (Brasil), Godoy Cruz (Argentina), Sportivo Luqueño (Paraguai) e Atlético Grau (Peru).
Grupo E: Cruzeiro (Brasil), Palestino (Chile), Unión (Argentina) e Mushuc Runa (Equador).
Grupo F: Fluminense (Brasil), Unión Española (Chile), Once Caldas (Colômbia) e GV San José (Bolívia).
Grupo G: Lanús (Argentina), Vasco (Brasil), Puerto Cabello (Venezuela) e Melgar (Peru).
Grupo H: Atlético-MG (Brasil), Caracas (Venezuela), Cienciano (Peru) e Deportes Iquique (Chile).
Os sete clubes brasileiros entram na competição com expectativas distintas. O Atlético-MG, com um elenco forte, aparece como um dos favoritos ao título. O Fluminense, que vem embalado por uma boa temporada, também chega com boas chances de ir longe. Grêmio e Corinthians, por sua tradição, são vistos como fortes candidatos a avançar no torneio.
Cruzeiro e Vasco têm desafios complicados, mas contam com a força de suas torcidas para buscar boas campanhas. Já o Vitória, único representante do Nordeste, terá uma chave difícil e precisará mostrar sua força para buscar a classificação.
Com a fase de grupos se aproximando, os clubes brasileiros já começam a se preparar para a competição, que promete ser uma das mais equilibradas dos últimos anos.
Mín. 19° Máx. 31°