O Corinthians se despediu da Copa Libertadores na noite desta quarta-feira (13), mesmo vencendo o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0 na Neo Química Arena. O resultado não foi suficiente para reverter a derrota por 3 a 0 sofrida no jogo de ida, no Equador, e o Timão acabou eliminado ainda na fase preliminar do torneio sul-americano.
O time de Ramón Díaz pressionou desde o início e marcou com Félix Torres no primeiro tempo e Carrillo no segundo, em um lance revisado pelo VAR. Mesmo com um jogador a mais durante boa parte da etapa final, o Corinthians não conseguiu o terceiro gol, que levaria a decisão para os pênaltis. Agora, a equipe disputará a Copa Sul-Americana.
Diante de um estádio lotado e de uma torcida inflamada, o Corinthians entrou em campo com a difícil missão de reverter a desvantagem de três gols. O time começou pressionando e quase marcou com menos de um minuto, quando Yuri Alberto cabeceou firme e assustou o goleiro Javier Burrai.
A equipe manteve a intensidade e criou boas oportunidades, principalmente com Carrillo e Memphis Depay, mas encontrou dificuldades para furar a defesa equatoriana. O goleiro Burrai ainda fez boas defesas em chutes de Gustavo Henrique e Yuri Alberto.
A insistência deu resultado aos 39 minutos. Após cobrança de escanteio, Félix Torres subiu mais que a zaga adversária e cabeceou firme para o fundo das redes, incendiando a Neo Química Arena e reacendendo as esperanças corintianas.
O gol animou a equipe, que seguiu pressionando até o intervalo, mas sem conseguir ampliar a vantagem antes do apito final.
Na volta para a etapa final, o Corinthians não conseguiu manter o ritmo intenso dos primeiros 45 minutos e viu o Barcelona tentar administrar o resultado. No entanto, a expulsão do volante brasileiro Leonai, aos 16 minutos, mudou o cenário do jogo.
O jogador do time equatoriano recebeu o segundo cartão amarelo ao parar um contra-ataque e deixou o Barcelona com um a menos, dando ainda mais esperanças ao Corinthians.
Com superioridade numérica, o Timão aumentou a pressão e intensificou os ataques pelo alto. Foram diversos escanteios seguidos, obrigando a defesa equatoriana a se segurar como podia.
A insistência deu resultado aos 42 minutos, quando Carrillo aproveitou uma bola alçada na área e marcou o segundo gol corintiano. O árbitro inicialmente anulou o lance por impedimento, mas, após revisão do VAR, o gol foi confirmado.
Nos minutos finais, o Corinthians foi para o tudo ou nada, empurrado pela torcida e com toda a equipe no campo de ataque. O Barcelona se fechou na defesa e conseguiu segurar a pressão até o apito final, frustrando os planos do Timão de levar a disputa para os pênaltis.
Com a eliminação na Libertadores, o Corinthians agora disputará a Copa Sul-Americana, competição que já venceu em 2012. O time aguarda a definição dos grupos do torneio para conhecer seus próximos adversários.
Já o Barcelona de Guayaquil segue na Libertadores e avança para a fase de grupos, onde tentará manter a tradição de bons desempenhos na competição continental.
Mín. 19° Máx. 30°