A Assembleia Legislativa de Goiás realizou, na noite da última quinta-feira (6), uma sessão solene em homenagem a mulheres esportistas que se destacam ou se destacaram no cenário esportivo goiano. A iniciativa foi do deputado estadual Ricardo Quirino (Republicanos), que propôs a solenidade como forma de reconhecimento à dedicação, talento e resiliência dessas atletas.
A cerimônia celebrou a trajetória de esportistas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do esporte e da sociedade, além de promover a valorização da participação feminina no setor. Durante o evento, as homenageadas receberam o Certificado do Mérito Legislativo, uma honraria concedida pelo Parlamento goiano.
Ao justificar a homenagem, Ricardo Quirino destacou que o reconhecimento vai além da celebração das conquistas individuais. Para o parlamentar, a solenidade também teve o propósito de dar visibilidade à luta e à importância das mulheres no meio esportivo.
“Esta homenagem é uma oportunidade de dar visibilidade às lutas e conquistas dessas mulheres, promovendo maior valorização e incentivo à participação feminina em todas as esferas esportivas. É um gesto de gratidão e respeito por aquelas que dedicaram suas vidas ao esporte e ajudaram a construir uma história rica e inspiradora”, declarou o deputado.
A mesa diretiva da sessão foi composta pelas atletas Larissa Medeiros dos Santos, Júlia Silva de Araújo e Monalisa de Melo Sousa, além da empresária Fernanda Ferreira. Também esteve presente o vereador de Novo Gama, Marcos Oliveira (PL).
Antes do início dos discursos, o cantor Rodrigo Patrício fez uma apresentação musical, dedicando um hino evangélico às mulheres homenageadas.
Durante seu discurso, Ricardo Quirino compartilhou um pouco de sua história pessoal no esporte e sua preocupação em incentivar a participação feminina na área. Ele relembrou o tempo em que era atleta federado de basquete e futsal durante o ensino médio e percebeu que sua escola não contava com times femininos dessas modalidades.
“Pedi ao professor de educação física para formar e treinar equipes femininas. Então, tive o prazer, ainda adolescente, de ser treinador do primeiro time de basquete e de futsal da nossa escola”, contou o parlamentar.
Quirino também ressaltou sua atuação política em prol do esporte e dos direitos das mulheres, tanto na Câmara Federal quanto agora na Assembleia Legislativa de Goiás. Segundo ele, é fundamental que a sociedade reconheça e valorize o papel das mulheres não apenas no esporte, mas em todas as áreas.
“Nós, homens, todos nós, deveríamos valorizar mais aquilo que a mulher é e o que representa para nós, não só como mães, esposas, companheiras, colegas de trabalho, mas por tudo que a mulher representa para a sociedade”, enfatizou.
O deputado ainda lembrou que, ao assumir o mandato na Assembleia Legislativa, propôs ao presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), a criação de um programa de esportes na TV Assembleia. A sugestão foi aceita e resultou no programa Alego Esportes, que tem uma forte cobertura do futebol, mas também dá espaço para o esporte amador.
“Esporte não é só futebol. Esse interesse em ajudar atletas, quem está começando, quem já pratica e quem trabalha na área precisa ser representado”, afirmou.
As atletas homenageadas destacaram a relevância do evento para a valorização da mulher no esporte. A corredora de rua Júlia Silva de Araújo fez um panorama da atuação feminina no atletismo e ressaltou a importância da iniciativa do Legislativo goiano.
“Representa muito, não somente para nós, aqui presentes, mas para todas as mulheres goianas e goianienses que fazem do esporte uma atividade prazerosa e cotidiana”, declarou.
Já a atleta Larissa Medeiros dos Santos, que discursou em nome das homenageadas, enfatizou o orgulho de representar tantas mulheres incríveis que estavam presentes no evento. Ela também compartilhou um relato pessoal sobre como o esporte pode ser transformador.
“Há cinco anos fui morar fora do país e, no esporte, encontrei a forma de enfrentar a solidão”, contou.
Larissa ainda incentivou outras mulheres a persistirem no esporte, seja de forma amadora ou profissional. “Que a gente possa seguir firmes nessa jornada, motivando ainda mais mulheres a virem para o nosso caminho”, concluiu.
A solenidade reforçou a importância de ampliar o incentivo à prática esportiva entre as mulheres e de continuar promovendo a equidade no acesso a oportunidades no setor.
Mín. 19° Máx. 30°