A seleção brasileira masculina de beisebol garantiu, na noite de quinta-feira (6), a classificação para a World Baseball Classic, considerada a Copa do Mundo da modalidade. O time derrotou a Alemanha por 6 a 4 na rodada decisiva das eliminatórias e assegurou um lugar no torneio, que será disputado em 2026, com sedes no Japão, Estados Unidos e Porto Rico.
Essa será apenas a segunda participação do Brasil na história da competição. A primeira vez ocorreu em 2013, quando a equipe surpreendeu ao se classificar, mas não conseguiu avançar além da fase de grupos.
A caminhada do Brasil rumo à classificação começou com um revés. Na estreia, a seleção foi derrotada pela Colômbia por 5 a 0. No entanto, o time se recuperou ao vencer a Alemanha por 9 a 7 e depois derrotar a China por 12 a 2, garantindo um lugar no jogo decisivo.
Pelo regulamento das eliminatórias, o segundo e o terceiro colocados da fase de grupos disputariam uma partida extra valendo a última vaga para a Copa do Mundo. Como a Colômbia venceu todos os seus jogos e se classificou de forma direta, Brasil e Alemanha tiveram que se enfrentar novamente.
Take it all in Team Brazil, you're heading to the #WorldBaseballClassic ???? pic.twitter.com/kOWKmVIT8G
— World Baseball Classic (@WBCBaseball) March 7, 2025
Na decisão, a seleção brasileira soube administrar a pressão e conquistou a vitória por 6 a 4, garantindo a tão desejada classificação.
A World Baseball Classic é organizada pela Major League Baseball (MLB) em parceria com a Confederação Mundial de Beisebol e Softbol (WBSC) e é considerada o torneio mais importante da modalidade a nível mundial.
A primeira participação do Brasil no torneio aconteceu em 2013, quando a equipe surpreendeu ao vencer as eliminatórias e chegar à fase de grupos. Na ocasião, o Brasil foi comandado pelo lendário jogador Barry Larkin e fez partidas equilibradas, mas não conseguiu avançar para a fase seguinte.
Com a nova classificação, a expectativa é que a seleção chegue ainda mais preparada para a competição em 2026.
Com a definição das eliminatórias, 20 seleções estão confirmadas na próxima edição da World Baseball Classic. São elas:
A competição acontecerá em março de 2026, e o Brasil aguarda o sorteio dos grupos para saber quais serão seus adversários na fase inicial.
Apesar de não ser um dos esportes mais populares do país, o beisebol tem crescido gradativamente no Brasil, impulsionado principalmente pela comunidade japonesa e pelas participações em torneios internacionais.
Nos últimos anos, diversos jogadores brasileiros têm conseguido espaço em ligas profissionais ao redor do mundo, incluindo a Major League Baseball (MLB) nos Estados Unidos. Yan Gomes, por exemplo, se tornou um dos principais representantes brasileiros na liga, tendo conquistado o título da World Series em 2019 com o Washington Nationals.
A classificação para a World Baseball Classic de 2026 pode ser mais um passo importante para fortalecer o esporte no país e inspirar novos talentos a ingressarem no beisebol.
Mín. 19° Máx. 30°