O Corinthians viveu uma noite para esquecer na Conmebol Libertadores. Em partida disputada na noite desta quarta-feira (5), no Estádio Monumental, em Guayaquil, o time comandado por António Oliveira foi superado por 3 a 0 pelo Barcelona de Guayaquil, no duelo de ida da terceira fase da Pré-Libertadores. Com um desempenho muito abaixo do esperado, o Timão foi dominado do início ao fim e agora precisa de uma vitória por quatro gols de diferença no jogo de volta, na Neo Química Arena, para garantir vaga na fase de grupos.
Desde os primeiros minutos, o Barcelona impôs seu ritmo de jogo e controlou as ações. Com mais posse de bola e uma marcação agressiva, a equipe equatoriana neutralizou as tentativas de ataque do Corinthians e pressionou a defesa alvinegra.
O primeiro gol saiu ainda na etapa inicial. Aos 38 minutos, em um erro de saída de bola do Corinthians, a equipe da casa acelerou a jogada e João Pedro Tchoca cometeu pênalti sobre Carabalí. Na cobrança, Corozo deslocou o goleiro Hugo Souza e abriu o placar.
No segundo tempo, o Timão seguiu sem reação e viu o Barcelona ampliar a vantagem. Aos 34 minutos, após bela troca de passes, Rivero recebeu na pequena área e marcou o segundo gol da equipe equatoriana. Apenas quatro minutos depois, um rápido contra-ataque pela direita terminou com Corozo finalizando sem chances para Hugo Souza, decretando o placar de 3 a 0.
A derrota só não foi maior porque o VAR anulou um gol contra de Gustavo Henrique, que desviou uma cobrança de falta para as redes. O árbitro de vídeo viu impedimento de Corozo no lance e invalidou o tento.
O resultado em Guayaquil deixa o Corinthians em situação muito difícil na Libertadores. Para seguir vivo na Libertadores, o time precisa vencer o jogo de volta, na próxima quarta-feira (12), na Neo Química Arena, por quatro ou mais gols de diferença. Caso vença por três gols, a decisão será nos pênaltis. Qualquer outro placar classifica o Barcelona.
Além da enorme desvantagem, o desempenho apresentado na partida de ida preocupa a torcida corintiana. A equipe não conseguiu se impor, teve dificuldades na criação e mostrou fragilidade defensiva, pontos que precisam ser ajustados rapidamente para tentar uma virada histórica em casa.
Antes do duelo decisivo contra o Barcelona, o Corinthians tem outro desafio importante: a semifinal do Campeonato Paulista. No domingo (9), às 18h30 (de Brasília), o Timão enfrenta o Santos em jogo único na Neo Química Arena. Se houver empate, a vaga na final será decidida nos pênaltis.
Mín. 19° Máx. 30°