Os clubes goianos que disputarão a Série D do Campeonato Brasileiro já sabem quem serão seus adversários na fase de grupos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na noite desta última quinta-feira (27), as chaves e a tabela da primeira fase da competição. Goiânia, Goianésia e Aparecidense estão no Grupo A5, enquanto o Goiatuba foi alocado no Grupo A7.
A Série D contará com 64 equipes, divididas em oito grupos de oito clubes. Os quatro melhores de cada chave avançam para a segunda fase, que será disputada em formato de mata-mata. A partir da quarta fase, os oito clubes classificados serão ranqueados de acordo com a campanha para definir os confrontos decisivos rumo ao acesso à Série C.
A primeira rodada já reserva confrontos importantes para os representantes de Goiás. O Goiânia enfrentará o Luverdense em casa, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico, na capital. O Goianésia também jogará diante de sua torcida, no Estádio Valdeir José de Oliveira, contra o Ceilândia. Já o Goiatuba receberá a Inter de Limeira, no Divino Garcia Rosa.
A Aparecidense, por sua vez, será a única equipe goiana a estrear fora de casa. O Camaleão enfrentará o Capital, no Distrito Federal, buscando um bom resultado como visitante para começar a competição com o pé direito.
Os grupos da Série D foram montados respeitando critérios regionais para minimizar deslocamentos. Os times goianos estão divididos da seguinte forma:
Os times do Grupo A5 enfrentarão na segunda fase adversários do Grupo A6, enquanto os do Grupo A7 cruzarão com os classificados do Grupo A8.
A Série D é conhecida por ser uma competição longa e disputada. Após a fase de grupos, os classificados encaram um mata-mata que define quem avança. Os oito times que chegarem à quarta fase serão ranqueados conforme a campanha geral, e o cruzamento será olímpico: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º.
A partir dessas quartas de final, os quatro melhores times garantem o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro de 2025.
A tabela divulgada pela CBF definiu os confrontos dos clubes goianos na fase inicial da Série D. Confira os jogos:
Os representantes de Goiás entram na competição com expectativas distintas. A Aparecidense apesar da campanha ruim no Goianão busca retornar à Série C, depois de ser rebaixada em 2023. O Goiânia, tradicional clube da capital, tenta surpreender após o rebaixamento no Estadual e buscar um acesso inédito. O Goianésia apesar do rebaixamento no Estadual espera fazer boa campanha e lutar pela classificação ao mata-mata juntamente com o Goiatuba.
Com jogos equilibrados e desafios dentro e fora de casa, os times goianos terão um caminho árduo pela frente, mas sonham com o acesso e um lugar na terceira divisão nacional.
Mín. 19° Máx. 30°