A temporada de 2025 no futebol brasileiro promete ser marcada por desafios significativos, com a retomada dos campeonatos estaduais no fim de semana de 11 e 12 de janeiro. Os clubes enfrentam uma agenda apertada, especialmente com a pausa prevista para o Mundial de Clubes, que ocorrerá entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. Esse torneio contará com a participação de quatro clubes brasileiros: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo, que já terão seu calendário interrompido durante esse período.
Além disso, a principal preocupação gira em torno do fim de ano. Caso um clube brasileiro conquiste a Libertadores da América, haverá a necessidade de encaixar a disputa da Copa Intercontinental, competição tradicionalmente marcada para dezembro. Porém, o Campeonato Brasileiro de 2025 só terminará em 21 de dezembro, o que gera um dilema para a CBF, que não pode garantir oficialmente uma data para o torneio de clubes campeões da América, já que não se sabe se um clube brasileiro conquistará o título.
O problema se agrava porque o calendário do futebol brasileiro não contempla a data da Copa Intercontinental, e a CBF terá que negociar com a FIFA um possível adiamento do torneio caso um time do Brasil conquiste a Libertadores. Vale ressaltar que, desde 2024, os clubes sul-americanos passam a entrar nas quartas de final da Libertadores, o que significa que serão três datas adicionais que poderão coincidir com o período de fechamento do calendário nacional.
Outro fator que complica o cenário é a existência de cinco datas FIFA ao longo do ano, três delas destinadas às últimas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo. Isso implica em um calendário ainda mais apertado, tornando a gestão do tempo das competições mais desafiadora para os clubes.
Em relação aos campeonatos, o calendário de 2025 será o seguinte:
As competições internacionais também seguem seu próprio ritmo:
Esse cenário revela um ano desafiador para os clubes brasileiros, especialmente se um deles conquistar a Libertadores e precisar lidar com a sobrecarga de competições no fim de ano, com a Copa Intercontinental exigindo um ajuste no calendário apertado.
Mín. 19° Máx. 23°