O Brasil venceu a Austrália por 3 a 1 em um amistoso realizado em Brisbane nesta quinta-feira (28), interrompendo um jejum de oito anos sem vitórias sobre as australianas. Amanda Gutierres marcou dois gols, enquanto Gio fez o terceiro gol da Seleção Brasileira. A única tentativa de reação da Austrália foi com Foord, que descontou.
A seleção australiana foi semifinalista na Copa do Mundo de 2023. As duas equipes se enfrentarão novamente no domingo (1º de dezembro), em Gold Coast, às 5h45 (horário de Brasília).
O JOGO
A Seleção Brasileira começou o jogo com grande intensidade, pressionando a saída de bola da Austrália e adotando um toque rápido e objetivo. A tática surtiu efeito logo aos 6 minutos, quando Isa Haas fez um lançamento preciso para Marília, que desviou de cabeça. Amanda Gutierres apareceu no meio da defesa australiana, driblou a goleira e abriu o placar para o Brasil.
A Seleção Brasileira teve um início arrasador, com Amanda Gutierres marcando seu primeiro gol pela equipe aos 6 minutos. Mas ela não parou por aí. Aos 12 minutos, Duda Sampaio fez um passe perfeito para Aline, que avançou pela esquerda e tocou para Amanda, que completou de esquerda, ampliando para 2 a 0 em um belo gol.
A Austrália ficou atordoada com a desvantagem, assim como a maioria das 47 mil pessoas presentes no Suncorp Stadium, em Brisbane, cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2032. O domínio do Brasil foi claro durante a maior parte da partida, mas a Austrália conseguiu diminuir aos 42 minutos com Foord, que marcou o gol de honra.
No segundo tempo, o Brasil seguiu pressionando e não se acomodou com o placar favorável. Aos 8 minutos, Aline roubou a bola da adversária e deixou Gio, que havia entrado no lugar de Marília, de frente para o gol. Gio ainda driblou uma zagueira australiana antes de finalizar e ampliar para 3 a 1.
O time de Arthur Elias, no entanto, sofreu algumas baixas durante a partida. No primeiro tempo, Marília, que estava se destacando, precisou ser substituída por Gio. No segundo tempo, Yasmim deu lugar a Bruninha, Natascha foi substituída por Lorena, e, nos acréscimos, Fê Palermo não conseguiu continuar em campo devido a um problema físico.
A expulsão de Vitória Calhau aos 43 minutos do segundo tempo deixou a Seleção Brasileira com apenas nove atletas em campo, tornando o final da partida ainda mais tenso. Para aumentar a dramaticidade, a árbitra adicionou 13 minutos de tempo extra.
Nos minutos finais, aos 55 minutos, a Austrália teve uma grande chance de diminuir o placar, mas Lorena, eleita a melhor goleira da Olimpíada de Paris, brilhou ao realizar uma defesa espetacular, espalmando um chute certeiro de Freier e mantendo o 3 a 1 para o Brasil.
Mín. 20° Máx. 31°