O Goiás teve uma atuação impressionante neste sábado (16), ao golear o Amazonas FC por 4 a 0 no Estádio Carlos Zamith, em Manaus, pela penúltima rodada (37ª) da Série B do Campeonato Brasileiro. Com gols de Ian Luccas, Marcão, Paulo Baya e Sander, o time esmeraldino ampliou sua sequência de vitórias na competição, mantendo vivas as chances de garantir uma vaga na Série A em 2024.
Essa vitória expressiva reafirma o bom momento do Goiás na reta final do campeonato. Agora, o clube segue dependendo de resultados próprios e de tropeços dos concorrentes diretos para alcançar o acesso na última rodada.
O JOGO
O Goiás mostrou eficiência desde o início da partida no estádio Carlos Zamith, em Manaus, e construiu uma goleada incontestável sobre o Amazonas. Apesar de duas finalizações iniciais do time da casa, os goianos abriram o placar aos 5 minutos: Rafael Gava acertou a trave, e Ian Luccas, estreando como titular na temporada, aproveitou o rebote para marcar.
A vantagem esmeraldina aumentou aos 17 minutos. Após cobrança de falta de Rafael Gava, Paulo Baya ajeitou, e Marcão completou para fazer 2 a 0. Apenas cinco minutos depois, em um contra-ataque veloz, Ian Luccas cruzou da direita, Marcão fez um corta-luz, e Paulo Baya concluiu com precisão, ampliando para 3 a 0. O Goiás dominou o restante do primeiro tempo, criando várias chances e mantendo a pressão no campo ofensivo.
Na volta do intervalo, o Amazonas reagiu com mudanças ofensivas e pressionou o Goiás, obrigando o goleiro Tadeu a realizar pelo menos duas defesas importantes nos primeiros 15 minutos. Contudo, o técnico Vagner Mancini fez ajustes que equilibraram novamente o jogo para o time visitante.
O golpe final veio aos 30 minutos do segundo tempo, com a bola parada. Rafael Gava cobrou escanteio, e Sander subiu para cabecear. A bola desviou na zaga e enganou o goleiro adversário, consolidando o placar em 4 a 0 e confirmando o domínio goiano na partida.
COMO FICOU?
Com a goleada sobre o Amazonas, o Goiás subiu para a 5ª colocação na tabela da Série B, alcançando os mesmos 60 pontos do Ceará, que ocupa a 4ª posição por ter uma vitória a mais. A equipe esmeraldina mantém vivo o sonho do acesso à Série A, mas depende de uma combinação de resultados. Para seguir na briga, o Goiás precisa que o Ceará não vença o América-MG na próxima segunda-feira (18).
Na última rodada, o Goiás terá um duelo decisivo contra o Novorizontino. A partida será disputada no Estádio da Serrinha, em Goiânia, no domingo (24), às 18h30, com a torcida esmeraldina prometendo lotar o estádio para apoiar o time na busca pelo acesso.
Mín. 20° Máx. 31°