Gabriel Barbosa, o "Gabigol", foi decisivo no primeiro jogo da final da Copa do Brasil, marcando dois gols na vitória do Flamengo por 3 a 1 contra o Atlético-MG, no Maracanã. Arrascaeta abriu o placar para o Flamengo, enquanto Alan Kardec descontou para o Atlético.
Com esse resultado, o Flamengo vai para o segundo jogo, em Belo Horizonte, com uma boa vantagem: pode até perder por um gol de diferença que, ainda assim, ficará com o título.
COMO FOI O JOGO?
O jogo foi dominado pelo Flamengo durante a maior parte do primeiro tempo. Após os primeiros dez minutos, em que o Atlético-MG teve algumas investidas, principalmente com Paulinho e Hulk, o time mineiro se concentrou em se defender. O goleiro Everson, inclusive, atrasou cobranças de tiro de meta, evidenciando a pressão do Flamengo.
O time rubro-negro, com Gerson em grande fase, movimentou bem a bola e conseguiu fechar a primeira etapa com uma vantagem de 2 a 0. O primeiro gol saiu aos 11 minutos, em uma bela jogada coletiva: Michael recebeu a bola pela esquerda e fez um passe para Gabigol, que finalizou com força. Everson fez a defesa, mas a bola ficou viva e Arrascaeta, de primeira, marcou o primeiro gol do Flamengo. O domínio continuou e Gabigol ampliou o placar, colocando o Flamengo em uma posição confortável para o segundo tempo.
Aos 37 minutos do primeiro tempo, Gabigol teve uma discussão com Filipe Luís, o que gerou um desconforto com o técnico do Flamengo. No entanto, a situação foi rapidamente deixada de lado, pois, dois minutos depois, Gabigol aproveitou um erro da defesa do Atlético-MG. Ele recebeu a bola pela direita, invadiu a área e chutou rasteiro, ampliando o placar para 2 a 0.
No segundo tempo, o jogo se tornou mais equilibrado. Com a vantagem no marcador, o Flamengo recuou suas linhas, adotando uma postura mais cautelosa, enquanto o Atlético-MG foi mais ousado e conseguiu criar mais oportunidades do que na primeira etapa. Contudo, foi o Flamengo quem marcou novamente. Aos 29 minutos, Gabigol chutou da entrada da área pela esquerda, fazendo 3 a 0 e colocando o Flamengo em uma posição muito forte para o título.
Mas o Atlético-MG reagiu, e Alan Kardec conseguiu descontar aos 35 minutos, aproveitando uma falha da defesa do Flamengo. Com isso, a decisão do título da Copa do Brasil ficou aberta para o jogo de volta em Belo Horizonte.
O QUE VEM PELO FRENTE?
Com a vitória por 3 a 1, o Flamengo tem a vantagem de poder perder por até um gol no próximo domingo, na Arena MRV, para conquistar o título da Copa do Brasil. Antes desse confronto, o time rubro-negro enfrenta o Cruzeiro, rival do Atlético-MG, na quarta-feira, no Independência, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Atlético-MG, por sua vez, também joga na quarta-feira, contra o Atlético-GO em Goiânia, pelo Brasileirão. No jogo de volta da Copa do Brasil, no domingo, o Atlético precisa vencer o Flamengo por pelo menos dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis. A expectativa é alta para ambos os jogos, com grandes implicações para as campanhas de Flamengo e Atlético-MG no Brasileirão e na final da Copa do Brasil.
Mín. 19° Máx. 23°